sábado, maio 22, 2010

Principais Contaminantes do Solo - Fontes e Riscos para a Saúde


Antes de discutir a contaminação dos solos é necessário entender algumas denominações:

Contaminante: produto encontrado num determinado meio, numa concentração abaixo dos níveis toleráveis em relação a critérios adoptados.
Poluente: produto encontrado num determinado meio, em concentração acima dos níveis toleráveis em relação a critérios adoptados.


Nos últimos tempos, o solo tem sofrido diversas alterações, tais como a erosão acelerada devido à desflorestação para o crescimento urbano, a salinização por excesso de irrigação, introdução de contaminantes - pesticidas, fertilizantes com fosfatos e nitratos (actividade agrícola), actividades e lixeiras industriais, actividades mineiras, lixeiras domesticas e escombreiras.

Consequentemente, o solo é a camada responsável pela interacção entre a hidrosfera e a atmosfera.
Assim, as alterações no solo afectam direc
ta e indirectamente o ciclo da água e do ar. Sendo assim, a poluição do solo irá afectar os lençóis freáticos que, consequentemente, provocará riscos para a saúde, pois essa água constitui a principal fonte de consumo directa do ser humano. Esta água é contaminada por petroquímicos, solventes orgânicos, pesticidas ou arsénico. Contudo, a água subterrânea, depois de contaminada, é dificilmente recuperada, pois tem uma dificuldade acrescida em autodepurar-se de resíduos degradáveis, quando comparada com a água superficial.
Por outro lado, a poluição dos solos provocará uma diminuição da qualidade do ar e uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas ácidas. Com isto, haverá uma maior frequência de pessoas portadoras de certas doenças ligadas às vias respiratórias, como as alergias.

Sem comentários:

Enviar um comentário